Realizar postura correta durante os treinos previne o surgimento de lesões e potencializa resultados. Devemos ficar atentos à técnica e postura ideais para cada exercício, pois ao realizarmos musculação com postura e técnica corretas, possibilitamos proteção osteoarticular e muscular, diminuindo a sobrecarga nas articulações e permitindo a eficiência máxima no movimento.
A falta de postura adequada durante musculação poderá causar:
1 - Enfraquecimento da musculatura mais profunda, chamada de musculatura estabilizadora;
2 - Fortalecimento muscular assimétrico, causando desequilíbrios posturais e contraturas;
3 - Diminuição da amplitude de movimentos, desequilíbrios causados por retrações ou encurtamentos, limitando a amplitude de movimentos;
4 – Sobrecarga de articulações, tendões e ligamentos proporcionando desgaste, hérnias e inflamações.
Para que possamos aproveitar ao máximo a musculação, listamos alguns dos erros mais comuns nas academias e postura correta de cada exercício.
Bicicleta ergométrica:
Um erro muito comum é realizar hiperextensão de joelhos enquanto pedala, isso ocorre devido erro no ajuste do banco. Devemos regular de forma que os joelhos não estendam nem flexionem excessivamente durante a pedalada.
Exercícios de musculação em pé:
Um erro comum é realizar hiperextensão de tronco e joelhos sobrecarregando a região lombar. É importante flexionar os joelhos contraindo o abdômen para proteger a região lombar.
Leg Press:
O erro mais comum é descolar o quadril do apoio enquanto flexiona as pernas, a hiperextensão de joelhos ao empurrar a plataforma é outro erro grave. Para realizar corretamente devemos manter a coluna completamente apoiada no encosto, pés devem estar totalmente apoiados na plataforma, alinhados com joelho e quadril.
Agachamento:
Um dos erros mais comuns ao realizar esse exercício é deixar que os joelhos ultrapassem a linha dos pés. Para uma boa execução devemos posicionar os pés paralelos, abertos na largura igual ao quadril e manter o abdômen sempre contraído.
Cadeira extensora e flexora de joelhos:
O erro mais comum nesse exercício é descolar o quadril do assento sobrecarregando a região lombar. Para uma boa pratica sua coluna deve estar bem apoiada no encosto, joelhos e pés alinhados a mesma largura do quadril. Já as mãos devem ficar paralelas ao tronco segurando as manoplas para evitar que o quadril suba. Ajuste o encosto de forma que os joelhos fiquem na mesma linha da articulação do equipamento.
Abdominal:
Um erro muito comum é movimentar o pescoço ao invés de flexionar o abdômen durante o exercício. Para uma boa pratica é importante olhar para um ponto fixo e manter o pescoço relaxado durante o exercício.
É muito importante lembrar desse assunto que muitas vezes passa despercebido durante a musculação nas academias, boa postura durante o treino é fundamental para uma vida saudável e longevidade nos treinos. As progressões de carga devem acontecer com consciência corporal. Procure sempre um personal trainer para acompanhar suas atividades, lembrando que até os profissionais treinam acompanhados. Treinando sozinho é natural bobear na intensidade e nas posturas durante o treino. Os resultados de atividade supervisionada são mais eficazes e duradouros, então prefira fazer musculação com consciência, a malhar errado é ter que parar em razão de lesões.
Att,
Luiz Gilla Personal Trainer
Comments