Jejum intermitente herói ou vilão? 🤔
.
Ele consiste em passar longas horas ou até dias sem comer. Adotado por muitas pessoas, esse método promete uma perda de peso rápida.
.
Será que o jejum intermitente faz bem ou mal para a nossa saúde?
.
Os adebitos do jejum afirmam que a prática reduz o risco de doenças cardiovasculares, diminui os níveis de colesterol, melhora quadro de diabetes, combate inflamações e doenças autoimunes e ainda ajuda a manter o peso.
.
Ele surgiu se contrapondo à recomendação de que devemos fazer refeições leves de três em três horas e nunca passar muito tempo sem comer.
.
O período sem comer pode variar de 12 até 36 horas. Isso mesmo, a pessoa que usa esse método pode ficar até mesmo um dia e meio em restrição alimentar.
.
A maior parte dos nutricionistas e médicos especializados em nutrição e também endocrinologia é categórica ao afirmar que o jejum intermitente é prejudicial ao nosso organismo. Sim, eles afirmam que faz MAL A SAÚDE.
.
Mesmo que a pessoa consuma suplementos vitamínicos durante o jejum, eles não fornecem os carboidratos e as proteínas necessárias para o bom funcionamento do seu organismo. Como resultado, ficamos mais propensos a sofrer quedas de pressão, desmaios, crises de hipoglicemia, câimbras e desequilíbrios eletrolíticos e desidratação.
.
Perdemos massa muscular durante esse método e podemos desequilibrar as funções cerebrais e emocionais.
.
Essa prática é muito usada por atletas de fisiculturismo em período de competição e tem se tornado popular pelos seus resultados rápidos. Porém o esporte de alto rendimento desenvolve métodos que visam formar campeões. Não deixe de conversar com seu nutricionista e seu médico antes de fazer qualquer tipo de dieta.
.
Buscamos saúde em primeiro lugar e resultados duradouros que tragam sempre bem estar.
.
Commentaires