Beber água durante o treino é primordial. Isso porque a ingestão de líquidos deve compensar ou repor tanto quanto for possível a quantidade de líquidos que está indo embora pela transpiração.
Assim, recomenda-se cerca de 150 a 300 ml em intervalos regulares a cada 15 ou 20 minutos.
Mas atenção: a reposição hídrica não se faz com volume e sim com a frequência correta de ingestão de líquidos. Portanto, deve-se iniciar a hidratação cedo e de forma regular. Não adianta parar apenas uma vez durante o treino para beber quase meio litro de água.
A quantidade e frequência com que você vai beber água deve ser de acordo com a sudorese, a tolerância e a velocidade de esvaziamento gástrico de cada indivíduo.
Após o exercício
Após a atividade física, uma hidratação adequada restabelece o equilíbrio de água e eletrólitos, o que é essencial para o processo de recuperação do organismo.
Aqui, o volume a ser consumido deve ser maior (pelo menos em 50%) do que o volume de suor perdido.
Pode-se calcular a quantidade de líquido perdida pesando-se antes e após o exercício: cada 100 gramas de peso perdido representam aproximadamente 100 ml de suor.
Por exemplo: se um indivíduo perdeu 1 kg, ou aproximadamente 1 litro de água, ele deverá se hidratar com 1,5 litro de líquidos até 6 horas após a atividade.
Estudos indicam que a ingestão de líquidos é máxima e eficiente quando eles são consumidos preferencialmente gelados (em torno de 14º C), o que facilitaria a sua absorção.
Comentários